Blog

HomeE4 NoticiasE4 realiza 2ª edição do Congresso de Medicina Personalizada e Estilo de Vida

E4 realiza 2ª edição do Congresso de Medicina Personalizada e Estilo de Vida

Evento atualizou profissionais de saúde de todo o Brasil e Portugal com programação científica exclusiva e palestrantes internacionais

Entre os dias 25, 26 e 27 de novembro, a E4 transmitiu ao vivo direto do seu novo estúdio, em São Paulo, a segunda edição do Congresso Online de Medicina Personalizada, International Lifestyle and Personalized Medicine Summit, coordenado pela médica precursora da medicina personalizada no Brasil, Dra. Vânia Assaly, e o nutricionista e pesquisador português Dr. Pedro Bastos. Com programação científica exclusiva, o evento viabilizou a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais brasileiros e internacionais, disseminando a visão integrativa da medicina personalizada e do estilo de vida na prática clínica dos congressistas.

Ao todo, 220 médicos, nutricionistas e profissionais de saúde de mais de 50 cidades, 15 estados e 3 países, incluindo Portugal, Estados Unidos e Itália, estiveram conectados com os principais nomes da saúde personalizada no mundo, entre eles o Dr. Alessio Fasano, médico italiano responsável pela descoberta da zonulina e fundador do Centro de Pesquisa Celíaca da Universidade de Maryland School of Medicine. Além de Fasano, o congresso contou com a participação de outras referências no mundo científico, como a nutricionista, pesquisadora e Ph.D em Ciências Médicas americana Dra. Deanna Minich, e o doutor em Atividade Física e Saúde e membro do European College of Sports Medicine Dr. César Chaves. 

Apoios internacionais

O maior congresso de medicina personalizada e do estilo de vida do país teve o apoio da American Nutrition Association (ANA), da Associação Latino-Americana de Medicina de Estilo de Vida (LALMA) e da Escola Brasileira de Medicina do Estilo de Vida (MEV). O ILPM Summit 2021 também apresentou grandes marcas expositoras, como a Pure Encapsulations – marca de suplementos nutricionais da Nestlé Health Science Global, a Yosen – startup nacional pioneira no desenvolvimento de sistemas de liberação de ativos por meio da nanotecnologia, a Essential Nutrition – um dos principais players do país no segmento de suplementos alimentares, e a Almofariz – farmácia de manipulação que esta há mais de 20 anos no mercado entregando suplementação personalizada e de qualidade. 

Programação do evento

A segunda edição do ILPM Summit ofereceu conteúdos exclusivos durante 3 dias de atualização, com 9 módulos e 19 palestras. A programação científica do evento deu destaque à medicina e nutrição personalizadas e do estilo de vida e contemplou um vasto repertório de temas. 

Primeiro dia

A abertura do congresso foi realizada pela Dra. Deanna Minich que abordou a nutrição personalizada no século 21. Na sequência, a primeira palestra do dia contou com a participação do Dr. Pedro Bastos sobre o papel dos micronutrientes, com ênfase na vitamina D, na resposta imune a patógenos. A Dra. Graziela Ravacci ministrou a palestra ”Aspectos nutricionais na imunologia dos tumores”, seguida do Dr. Arthur Lemos, médico, professor e referência na Medicina Ortomolecular, que apresentou as perspectivas científicas sobre o papel das mitocôndrias na miocardiopatia e compartilhou a fisiologia e bioquímica a respeito dessa associação no tratamento personalizado.

O primeiro dia do evento contou ainda com o médico americano Dr. Marc Penn, que levou as evidências científicas mais atuais em relação aos principais marcadores relacionados às alterações do endotélio como um importante fator de prevenção para doenças cardiovasculares e metabólicas. O último módulo do dia teve a participação do Dr. Bruno Zylbergeld com o papel da microbiota na saúde neural e o Dr. Fabricio Assini, que compartilhou as últimas evidências sobre stress, estilo de vida e neuro envelhecimento. 

Segundo dia 

O médico e pesquisador italiano Dr. Alessio Fasano palestrou no módulo 4 com o tema ”Nutrição: a melhor ferramenta na prevenção de DCNT e seu papel na regulação da microbiota”, reunindo a literatura científica mais atual à sua expertise no assunto. Na sequência, o nutricionista, mestre em Ciências dos Alimentos e referência em modulação intestinal Dr. Murilo Pereira apresentou atualizações científicas relevantes para a prática clínica, visando ao equilíbrio funcional por meio de estratégias que impactam de forma benéfica a saúde intestinal do paciente. 

O segundo dia do ILPM Summit 2021 também contou com a palestra ”Crononutrição e composição corporal” realizada pela nutricionista Dra. Daniela Seixas. Em seguida, o membro português do European College of Sports Medicine, Dr. César Chaves, palestrou sobre o efeito do exercício no envelhecimento. Já o módulo Tecnomedicina apresentou as palestras ”Soluções em saúde na era digital”, ministrada pela Dra. Patrícia Vieira, e ”Saúde Figital: o novo conceito de health care” com a Dra. Ana Cláudia Pinto.

Terceiro dia

A médica obstetra e ginecologista Dra. Bruna Pitaluga abordou o pré-natal no século 21, com foco em epigenética, dohad e neurodesenvolvimento, na palestra de abertura do último dia do congresso. Ela foi seguida pela apresentação do Dr. Alain Dutra com ”O papel do espermatozóide na saúde transgeracional”. Na sequência, o Dr. Roberto Almeida apresentou a saúde como resultado da integração dos sistemas interno, cardiovascular e cerebral com os fatores externos ao indivíduo na palestra ”A conexão entre saúde humana e saúde planetária”.

A segunda edição do ILPM Summit prosseguiu com as evidências atuais sobre como diferentes contaminantes ambientais podem influenciar na sinalização e função hormonal na palestra ”Disruptores endócrinos na prática clínica”, apresentada pela Dra. Liane Beringhs. Já o último módulo do evento, Saúde 360º, contou com as palestras ”Ayurverda: um conceito de saúde integral”, ministrada pelo Dr. Matheus Macêdo, e ”Saúde 360º”, conceito que oferece visão integral do ser humano e das suas relações com o ambiente, realizada pela médica com especialização em endocrinologia e nutróloga Dra. Vânia Assaly.

Faça um Comentário