Proteína de origem animal indispensável ao organismo, o colágeno é essencial para a formação da maioria dos tecidos corporais. Ele representa 70% da proteína da pele e 25% a 30% do conteúdo proteico corporal.

A partir dos 30 anos a produção do colágeno cai aproximadamente 1% ao ano. Além dos fatores naturais, alguns hábitos como consumo exagerado de açúcar e carboidratos, tabagismo, excesso de sol e estresse, também podem causar a diminuição de sua produção pelo organismo. É por isso que percebemos a partir dessa idade maior flacidez dos tecidos, perda de cabelos, unhas mais fracas, entre outros sintomas.

A reposição do colágeno é importante para garantir elasticidade e firmeza da pele, prevenir o aparecimento de celulite e das estrias e deixar cabelos e unhas mais fortes. O colágeno também contribui com o emagrecimento, pois dá saciedade e deixa a digestão mais lenta além de manter a massa magra.

Para os esportistas, além de emagrecer, já que ele diminui o apetite e deixa a digestão mais lenta, o colágeno ajuda a tonificar os músculos. Esse processo ocorre devido a produção de creatina e arginina, aminoácidos essenciais para o crescimento muscular.

O colágeno hidrolisado faz com que o organismo reconstrua as fibras musculares perdidas, por isso quando aliado a atividade física pode se tornar uma excelente fonte proteica. O colágeno também é responsável por diminuir o tempo de recuperação do músculo entre uma atividade física e outra.  Além de todos estes fatores, o colágeno é a principal proteína dos ossos, garantindo elasticidade e resistência ao processo de tração do osso.

Por: Gabriela Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + cinco =