Nutricionista da Nutrawell, Alessandra Luglio, ensina receitas de panquecas que só fazem bem à saúde

O colesterol é uma gordura produzida no fígado e possui grande importância no organismo por participar da formação de hormônios e fazer parte de várias estruturas do corpo humano, como por exemplo as células. Apesar de ser essencial para a saúde, uma alimentação desequilibrada pode aumentar os níveis do colesterol e ser prejudicial à saúde.

Conhecido como “mau” colesterol, o LDL, se consumido e produzido em  excesso pode se depositar nas paredes das artérias, dificultando a circulação do sangue e aumentando o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Os radicais livres são compostos instáveis que modificam a estrutura do LDL colesterol facilitando o seu acúmulo nas paredes das artérias e desenvolver um estado primário de uma placa aterosclerótica.

Alimentos ricos em antioxidantes atuam combatendo a ação dos radicais livres, impedindo que os tais oxidem o LDL colesterol, desta forma, reduzindo a formação de placas de gordura, o que os torna uma substância aliada na prevenção de doenças do coração.

Algumas substâncias fitoquímicas naturalmente presente nos alimentos vegetais, exercem ação antioxidante e protegem o organismo contra várias doenças, incluindo asdoenças cardiovasculares. “Os pós liofilizados de vegetais e frutas são bons aliados para aumentar o aporte de fitoquímicos em diversas preparações”, explica a nutricionista da Nutrawell, Alessandra Luglio.  A liofilização é um processo de desidratação natural sem aquecimento, onde são mantidas as propriedades nutricionais e os aromas naturais. Possuem boa quantidade de antioxidantes que auxiliam na preservação das células contra os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce e prevenindo doenças.

Já as gorduras insaturadas (ômegas 3, 6 e 9) são essenciais para a manutenção das membranas celulares, possuem ação anti-inflamatória e contribuem para a prevenção de doenças do coração, auxiliando na redução dos níveis do colesterol LDL (colesterol ruim) e no aumento dos níveis do HDL (bom colesterol).

Adicionar pós liofilizados em preparações são uma ótima forma de aumentar o teor de fitoquímicos da dieta. Alessandra ensina receitas de panquecas com as combinações ideias para evitar o aumento do colesterol.

 

Panqueca de Frutas Vermelhas + mel + cacau nibs + chia

shutterstock_157882433_baixaCacau – rico em flavonoides, antioxidantes que auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares. Possui substâncias que estimulam a produção de serotonina, e proporcionam maior sensação de bem-estar, prazer e bom humor.

Frutas vermelhas – importante fonte de antocianina, pigmento com propriedades antioxidantes que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce de células e tecidos.

Mel – rico em carboidrato é uma excelente fonte de energia e possui ação anti-inflamatória

Chia – fonte de fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino e favorecem a sensação de saciedade. Rica em gorduras insaturadas, ômega 3 e 6, que ajudam no controle dos níveis de colesterol.

Ingredientes:

– 1 porção de mistura para panqueca Pancake Well

– 1 colher de café de cacau em pó

– 50ml de água

– 1/2 xícara de frutas vermelhas

– 1 colher de sopa de mel

– 50ml de água

– 1 colher de sobremesa de chia

– Folhas de hortelã

– 1 colher de chá de cacau nibs

Preparo da Panqueca:

– Misture bem a porção de Pancake Well com 50ml de água e o cacau em pó.

– Aqueça uma frigideira e leve a mistura ao fogo, virando para dourar dos dois lados.

– Reserve

Preparo da calda

– Leve ao fogo baixo em uma panela as frutas vermelhas, 50ml de água, o mel e a chia.

– Mexa até que a água evapore e a misture chegue no ponto de uma calda grossa.

– Sirva sobre a panqueca, salpicando o cacau nibs e as folhas de hortelã por cima

Rendimento: 1 panqueca

 

Panqueca de Banana + canela + oleaginosas

shutterstock_panqueca_baixaBanana – rica em potássio, auxilia a evitar dores musculares e câimbras. Fonte de carboidrato que auxilia na manutenção da glicemia.

Canela – rica em antioxidantes e possui efeitos termogênicos, ou seja, estimulando indiretamente um maior gasto energético.

Oleaginosas – fonte de gorduras insaturadas (gorduras boas), ajuda na redução do colesterol ruim e manutenção dos níveis do bom colesterol, assim, contribui na prevenção de doenças cardíacas.

Ingredientes:

– 1 porção de mistura para panqueca Pancake Well

– 100ml de água

– 1 banana grande amassada

– 1 colher de café de canela

– 1 colher de sopa de nozes ou amêndoas trituradas grosseiramente

Preparo:

– Misture bem a porção de Pancake Well com 100ml de água.

– Inclua a banana amassada, a canela e as oleaginosas trituradas.

– Aqueça uma frigideira e leve a mistura ao fogo, virando para dourar dos dois lados.

– Você pode servir com canela polvilhada por cima

 

Rendimento: 2 panquecas

 

Panqueca de Abacate + tomate picado + atum + cúrcuma (adicionada na massa)

shutterstock_173752676_baixaAbacate – rico em vitamina E e fonte de gordura monoinsaturada contribui para elevar o bom colesterol (HDL) e auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

Atum – fonte de proteína

Tomate – fonte de licopeno, vitamina C e A. Ajuda na manutenção do sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce de células e tecidos.

Cúrcuma – possui propriedades anti-inflamatória, antioxidante e digestiva.

 

Ingredientes:

– 1 porção de mistura para panqueca Pancake Well

– 100ml de água

– 1 colher de café rasa de cúrcuma (açafrão)

– ½ lata de atum em água

– ½ abacate pequeno amassado

– 1 tomate bem picado

– 1 colher de sopa de azeite extra virgem

– Suco de ½ limão

– Sal a gosto

 

Preparo panqueca:

-Misture bem a porção de Pancake Well com a água, cúrcuma e uma pitada de sal.

– Leve ao fogo em uma frigideira aquecida, virando para dourar dos dois lados.

– Reserve

Preparo recheio:

– Junte o atum com o abacate e o tomate.

– Tempere com o azeite, o suco de limão e uma pitada de sal.

-Recheie as panquecas e sirva em seguida.

 

Rendimento: 2 panquecas

 

 

Panqueca com Hommus + pó de beterraba (massa) + manjericão

Hommus – fonte de proteína vegetal proveniente do grão de bico, além de gorduras boas presentes do tahine (pasta de gergelim)

Pó de beterraba – rico em antioxidantes e vitaminas A e do complexo B. É fonte de nitrato, um dos precursores do óxido nítrico, que promove a vasodilatação, atuando no controle da hipertensão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares.

 Ingredientes:

– 1 porção de mistura para panqueca Pancake Well

– 100ml de água

– 1 colher de café rasa de beterraba em pó

– 250g de grão de bico cozido

– 50ml de água

– 1 colher de sopa de tahine

– 1 dente de alho amassado

– Suco de ½ limão

– 1 colher de sobremesa de azeite

– Sal a gosto

– Folhas de manjericão

 

Preparo panqueca:

-Misture bem a porção de Pancake Well com a água, o pó de beterraba e uma pitada de sal.

– Leve ao fogo em uma frigideira aquecida, virando para dourar dos dois lados.

– Reserve

 

Preparo hommus:

– Bata o grão de bico cozido e 50ml de água no liquidificador até formar uma pasta. Se necessário, inclua mais água, mas cuidado para não ficar muito líquido.

– Reserve

– Misture o tahine com o alho amassado, o suco de limão e o azeite. Junte com a pasta de grão de pico.

– Acerte o sal

– Recheie a panqueca e inclua folhas de manjericão

 

Rendimento: 2 porções

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