A 9ª edição do Gluten Free Brasil, realizada nos dias 13 e 14 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital de São Paulo, reuniu mais de 3.000 pessoas nos dois dias. Durante o evento, além do Congresso Gluten Free Brasil, o espaço englobou ainda a 6ª Expo Nutracêuticos & Funcionais também voltada para público varejista que encontrou mais de 80 expositores e o 3º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, congresso que apresentou novas experiências da gastronomia saudável, para auxiliar na prática clínica dos profissionais que atendem alérgicos ou intolerantes.

Com recorde absoluto de inscritos, 82% do público total eram de profissionais da nutrição, médicos e outros profissionais da saúde. Já lojistas, especializados em alimentação e nutracêuticos sem a presença de glúten e outros itens alergênicos, representaram 15% dos visitantes e 3% dos presentes eram celíacos e outros profissionais do mercado alimentício.

Homenageado do Ano

IMG_1147

Para conscientização do valor nutricional de alguns produtos, anualmente o Gluten Free Brasil homenageia um alimento e para 2018, o eleito foi o Coco.

Os congressistas e lojistas tiveram um espaço intitulado “Lounge do Coco”, com a degustação de receitas preparadas por duas experts em Gastronomia Funcional – Chef Renata Macena e Karin Saotome, com a supervisão da nutricionista da E4 – Karla Maciel.

Em um ambiente confortável para a espera entre uma palestra e outra, os congressistas puderam degustar os ceviches, as trufas de chocolate preto com especiarias, waffles e os smoothies todos preparados pela dupla de chefs Renata e Karin.

Além dos pratos preparados especialmente para o “Lounge”, quem esteve por lá ainda pode conferir 14 diferentes aplicações do coco: leite de coco; óleo de coco; polpa/carne de coco; água de coco; açúcar de coco; iogurte de coco; manteiga de coco; leite condensado de coco; chips de coco; farinha de coco; néctar de coco; shoyu de coco e doce de leite de coco.

Encontro de Celíacos

IMG_2190

Idealizado pela celíaca e chef Renata Macena e a E4 Agência – o I Encontro Anual de Celíacos – reuniu, no segundo dia de evento, mais de 100 alérgicos e/ou intolerantes ao glúten para um debate mediado pela Dra. Denise Carreiro (nutricionista especializada em intolerância alimentares, escritora do livro “Glúten, toxicidade, reações e sintomas”); Dra. Lucélia Costa (nutricionista e ex-presidente da Fenacelbra); Renata Macena (celíaca, chef de cozinha especializada em panificação e confeitaria funcional, além ser a idealizadora da campanha Maio Verde) e Ana Paula Rodrigues (celíaca, voluntária da Acelbra SP e escritora do blog Meu Segredinho – Sem Glúten).

Na abertura do Encontro, Nick Trott, da Inglaterra (nutricionista especializado na área de gastroenterologia, atuando na clínica de Doença Celíaca no Hospital Real de Ensino De Hallamshire Sheffield, na Inglaterra e premiado como um dos profissionais do ano em Doença Celíaca do Reino Unido em 2016) discursou sobre a importância de encontros que abordem a Doença Celíaca e suas peculiaridades, além de contar a realidade dos ingleses em relação aos intolerantes e alérgicos ao glúten.

O Encontro foi um marco para os celíacos do Brasil, pois assuntos corriqueiros do dia a dia de cada um foram discutidos, dentre eles: contaminação cruzada, conscientização familiar, convívio social, protocolo clínico, impacto social e emocional, papel das Associações e outros assuntos que norteiam a vida de portadores de Doença Celíaca.

IMG_2265

Outro ponto alto do Encontro Anual de Celíacos foi o lançamento da Revista Gluten Free, da editora Europa, que em sua primeira edição traz um guia completo sobre como usar e como escolher as melhores opções de farinhas sem glúten, além de uma reportagem especial sobre maternidade com filhos celíacos, dentro outros assuntos.

Todos os celíacos presentes neste momento especial receberam produtos de diversas marcas focadas na produção de alimentos sem itens alergênicos.

 

3º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

21

O Congresso focado em chefs de cozinha e nutricionistas que utilizam a Gastronomia Funcional como uma ferramenta educativa para pacientes celíacos reuniu em dois dias mais 400 pessoas que acompanharam 12 palestras dos mais importantes chefs e profissionais de saúde de cinco estados brasileiros (MG; SP; SC; GO e PR).

Dessas palestras, oito trouxeram pratos que foram preparados, ao vivo, para que os visitantes pudessem acompanhar o passo a passo, em uma cozinha montada especialmente para o Congresso. Os outros quatro temas abordados tiveram base teórica para apresentar temas que variaram desde empreendedorismo na Gastronomia Funcional; fitoterapia nas formas de especiarias, infusões e extratos; introdução alimentar em crianças; óleos e gorduras na Gastronomia Funcional e a Nutrição Ayurvédica.

6ª Expo Nutracêuticos & Funcionais

IMG_1089

Mais de 80 expositores apresentaram mais de 100 lançamentos em soluções em alimentos e nutracêuticos que atendem diretamente os portadores de Doença Celíaca, bem como das DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis) como diabetes, hipertensão, obesidade, assim como o câncer e outras.

Os lançamentos foram de especiarias a sobremesas, além de nutracêuticos e suplementos alimentares focados neste nicho. Os lojistas e nutricionistas que visitaram a exposição puderam ver o que há de mais novo no mercado para prescrição.

A Exposição tem como principal objetivo ser uma ponte de comunicação entre o expositor e o profissional de nutrição, responsável pela prescrição dos produtos para seus pacientes. Intitulada de B2P (Business to Professional) pela E4 Agência, trata-se de um elo entre as marcas e os nutricionistas, para assim aumentar, consequentemente, a demanda dos PDVs.

 

Aplicativo Gonutri

A E4 Agência, organizadora do Gluten Free Brasil, em parceria com a Gofind – localizador de produtos – lançou no evento o aplicativo Gonutri – uma ferramenta para facilitar a adesão de produtos. Com mais essa facilidade tanto a nutricionista poderá indicar lojas para que seus pacientes comprem os produtos prescritos por ela, quanto o consumidor final poderá pesquisar preços e locais de venda.

Palestrantes Internacionais

IMG_1520

Três dos mais renomados especialistas em nutrição do mundo (Pedro Bastos, de Portugal; Nick Trott, da Inglaterra e Ahmed El-Sohemy, do Canadá) ministraram palestras, compartilharam seus conhecimentos e expertise com os nutricionistas brasileiros, participantes do 9º Gluten Free Brasil.

O nutricionista Pedro Bastos, de Portugal (pesquisador em Nutrição, Inflamação e Metabolismo na Faculdade de Medicina da Universidade de Lund/Suécia) apresentou a palestra intitulada “Câncer x Dieta Gluten Free: estratégias preventivas e eficientes” – tema recorrente na vivência diária de inúmeros profissionais da nutrição, além de ministrar um curso especial no primeiro dia de evento sobre Nutrição Funcional e Inflamação.

Nick Trott, da Inglaterra (nutricionista especializado na área de gastroenterologia, atuando na clínica de Doença Celíaca no Hospital Real de Ensino De Hallamshire Sheffield, na Inglaterra e premiado como um dos profissionais do ano em Doença Celíaca do Reuni Unido em 2016) palestrou sobre “Síndrome do Intestino Irritável: atualizações sobre a dieta não fermentativa (Low-FODMAP)” e dividiu com os espectadores sua experiência adquirida ao longo dos anos.

Para finalizar, a lista dos palestrantes internacionais – o médico, professor da Universidade de Toronto e pesquisador em Nutrigenômica – Ahmed El-Sohemy, do Canadá abordou as questões que norteiam o tema “Genômica: fator determinante para a futura conduta nutricional” .

Sustentabilidade no Evento

O Gluten Free Brasil está mais “green” a cada ano, com a sustentabilidade presente em todos os pilares. Pensando no alto descarte de materiais que os eventos geram em madeira, plástico e demais dejetos, que a E4 repensou o formato de seu estande e o tornou mais reutilizável e com a reciclagem de materiais e lixos. Deste modo, o GF 2018 representou um baixo impacto no meio-ambiente, além disso toda a estrutura foi reutilizada dos outros eventos da E4.

A reciclagem dos materiais e lixos foram premissas da organização. Para tal, todos os copos e potes distribuídos na edição do GF eram biodegradáveis, feitos a partir de matérias-primas ecologicamente adequadas e manejos responsáveis, sem a utilização de tintas tóxicas. Houve também a presença das Ecobags – bolsas distribuídas a todos os inscritos e que foram feitas a partir da fibra da garrafa pet.

O lixo sempre foi um detalhe importante para a organização. Esse ano, o Gluten Free Brasil trouxe mais uma inovação, com a certificação de dos selos de reciclagem – “Eu Reciclo” e “Sou Resíduo Zero” que farão a triagem, separação e o envio do lixo reutilizável para a reciclagem.

De acordo com “Sou Resíduo Zero”, o total de lixo reaproveitado do Gluten Free Brasil 2018 foi superior a 1,4 toneladas.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>