Whole Foods destaca 10 tendências para supermercados em 2022
Fundada em 1978, a rede norte-americana de supermercados Whole Foods se tornou, em poucos anos, a maior rede de varejo de produtos naturais e orgânicos do mundo. Em 2017, a Amazon adquiriu e expandiu a marca que, hoje, conta com unidades em diversos estados dos EUA, Canadá e Reino Unido.
Devido a sua autoridade no varejo dos Estados Unidos adquirida nas últimas décadas, anualmente, a Whole Foods reúne mais de 50 pessoas, entre colaboradores, fornecedores e compradores, em um comitê de inovação e tendências para indicar as opções e inovações que estarão no radar do varejo e nas prateleiras das lojas no ano seguinte.
Conheça a seguir os 10 caminhos indicados pela sétima edição do relatório anual de tendências da Whole Foods para a evolução dos supermercados.
1 – Fazendas ultraurbanas
Uso de plantações hidropônicas, aquapônicas e automação de fazendas urbanas estão aumentando a produtividade de alimentos dentro das cidades. Tal fator leva produtos mais frescos para as prateleiras das lojas e reduz a pegada de carbono do varejo.
2 – Um novo olhar para o yuzu
O yuzu é uma fruta cítrica encontrada largamente no Japão, China e Coreia do Sul, sendo semelhante à tangerina e vem ganhando espaço em saladas, temperos, maioneses e molhos. Ela deve ocupar mais espaço nas prateleiras dos supermercados no próximo ano.
3 – O “reduciotarianismo’’ no comportamento alimentar
Uma boa parte das pessoas está disposta a cessar definitivamente o consumo de carne, ovos e leite, mas vem substituindo parte das refeições por alternativas vegetarianas. Essa mudança gradual no comportamento é chamada de reducitarianismo e tende a se intensificar cada vez mais, com o aumento da busca por produtos vegetais, orgânicos e sustentáveis.
4 – A onda do hibisco
Usado há um bom tempo, o hibisco está presente na elaboração de chás e, por ser uma grande fonte de vitamina C, vem se destacando como “superalimento funcional”. Alguns produtores têm desenvolvido outros produtos à base da planta, como iogurtes e bebidas.
5 – Bebidas destiladas
Em 2021, as bebidas destiladas foram uma das categorias de maior crescimento de vendas nas lojas. Tal tendência continuará no próximo ano, impulsionada por coquetéis e inovações em bebidas.
6 – O uso de grãos sustentáveis
As práticas sustentáveis e os processos que mantêm a saúde do solo estão em alta. Assim, novos grãos sustentáveis vêm ganhando espaço, como o Kernza – um grão doce e amendoado, com raízes profundas, capaz de acelerar o ciclo de nutrientes e a regeneração do solo.
7 – Os girassóis nos produtos
Um outro vegetal em alta é o girassol, cujas sementes estão sendo utilizadas em biscoitos, sorvetes e outros produtos. Por conter um alto teor de proteínas e gorduras insaturadas, a semente de girassol é uma alternativa para quem tem alergia a castanhas e amendoins.
8 – A moringa que vem da Índia
A moringa é uma árvore da África e do sul da Ásia que possui suas folhas usadas há séculos como medicamento natural. Rica em nutrientes, as folhas da moringa vêm sendo adicionadas a diferentes produtos no mercado.
9 – Ingredientes funcionais
A Whole Foods percebe, todo ano, um aumento do consumo de bebidas que oferecem ingredientes nutritivos e funcionais, a fim de garantir benefícios associados a um sabor agradável. Essas bebidas normalmente contêm probióticos, vitaminas e fitoativos.
10 – O açafrão como “pimenta dourada”
O açafrão se tornou popular no mundo ocidental como um suplemento para dietas e vem ganhando espaço como ingrediente em produtos industrializados e plant-based.
Fonte: Food Innovation.