Maior evento gluten free da América Latina recebe 2.800 participantes
Com mais de 80 marcas expositoras e 36 palestras, o Gluten Free Brasil consolida-se como referência no segmento de alimentação saudável e gluten free
O 8º Gluten Free Brasil, 5ª Expo Funcionais & Nutracêuticos e 2º Congresso Brasileiro Gastronomia Funcional aconteceu nos dias 14 e 15 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca e contou com a presença de 2.800 participantes. Foram mais de 80 marcas expositoras e 36 palestras que levaram informação qualificada aos profissionais de saúde, celíacos e interessados pelo tema.
Durante dois dias, o Evento contou com diversas palestras para ampliar a discussão a respeito das patologias relacionadas com o consumo de glúten, lactose e outros alergênicos, além de temas relacionados a saúde da mulher, câncer, desordens na infância, distrúrbios neurocomportamentais e a importância da nutrição na sua prevenção e tratamento.
Entre as palestras da sala Gluten Free, o Dr. Gabriel de Carvalho, nutricionista e farmacêutico bioquímico, compartilhou conhecimento e trouxe dados relevantes sobre consumo de agrotóxicos. “Desde 2009, o Brasil é o primeiro país no mundo em consumo de agrotóxicos, sendo que 70% dos alimentos in natura estão contaminados com essas substâncias”, explica.
Outro destaque foi a Dra. Denise Carreiro que abordou as causas biológicas dos distúrbios neurocomportamentais. “Destaca-se a disbiose intestinal, dificuldade de destoxificação, suscetibilidade genética e desequilíbrios nutricionais”, explica.
Entender a nutrigenômica e epigenética do paciente são os fatores fundamentais para uma eficiente estratégia de prevenção na saúde da mulher, foi a questão abordada pelo nutricionista Luciano Bruno. “Respeitar a individualidade bioquímica do paciente é o que determina o sucesso de uma conduta nutricional.”
Ações 8º Gluten Free Brasil
Durante os dois dias, o evento contou com o Natural Break patrocinado pela Jasmine, que apresentou toda a sua linha de snacks saudáveis sem glúten. A Chef Renata Macena, celíaca e especialista em preparações sem glúten e sem lactose foi responsável por toda a organização do Natural Break.
Foram servidas opções funcionais e saborosas com o homenageado do ano – o açaí – acrescentado em uma das receitas mais famosas da Chef, o delicioso brownie funcional. Além da geleia artesanal, trufa e chia pudding.
O Welcome Coffee, oferecido no primeiro dia, contou com outras delícias de açaí, como o shot e potinhos servidos com granola do Bravo Açaí, marca oficial da superfruta no evento. No Natural Break foi oferecido melancia no palito e diversas preparações sem glúten e sem lactose, como pão beterraba e de mandioquinha sem glúten, salada de quinoa, cestinha de maracujá com granola sem glúten, avocado com granola.
No sábado, duas ações animaram os visitantes. Na chegada do evento, foram recepcionados com um presente da E4, pacote de banana liofilizada, em comemoração aos 10 anos da agência. A pausa para o almoço foi especial com a deliciosa massa sem glúten da Barilla. A degustação de penne com pesto e tomate seco foi um sucesso entre os participantes.
Novidades
No primeiro dia do evento, a sala de Tendências & Nutrição foi palco do 1º Encontro de Influenciadores Digitais do mercado sem glúten e sem leite. A programação contou com a participação de influenciadores digitais celíacos, intolerantes ou alérgicos ao glúten e/ou à lactose além da participação de alguns jornalistas e profissionais da saúde.
Gustavo Negrini, diretor da E4 agência e do 8º Gluten Free Brasil, mediou uma discussão com os influenciadores sobre as notícias do universo Gluten Free e a forma que são apresentadas pela mídia. Também, as questões de convivência em sociedade que envolve a alimentação restrita e os devidos cuidados que precisam ser tomados na elaboração de alimentos livres de glúten ou lactose.
A conversa descontraída rendeu opiniões e conclusões importantes para promover informações relevantes e trazer credibilidade para a disseminação de conteúdos nas mídias sociais. Por fim, ressaltou-se a importância de ter a orientação de um nutricionista na distribuição de conteúdo voltado para a saúde, na internet. O encontro finalizou com kits de presentes da Sanavita, Campo Largo e Believe para os participantes.
No sábado, o evento trouxe uma novidade, a Sala Tendências & Nutrição – A Visão do Marketing Nutricional, com a participação de profissionais do mercado falando sobre expectativas do setor. Em sua abertura, Gustavo Negrini falou sobre o marketing nutricional e as mudanças no mundo e nas empresas. Outro destaque ficou com a apresentação do case de sucesso da Vitafor Nutrientes, com a participação de Halan Assakura, gerente de marketing.
5ª Expo Funcionais & Nutracêuticos
No salão de expositores, as marcas trouxeram os lançamentos de produtos saudáveis e livres de glúten e lactose. Entre as novidades estavam snacks, sucos, suplementos com proteínas vegetais, mix de farinhas, doces, queijos, entre outros.
Galena
A Galena foi uma das patrocinadoras do 8ª Gluten Free Brasil e trouxe muitas novidades para a atualização científica dos profissionais da nutrição durante os dois dias de evento.
Quem visitou o estande teve a oportunidade de conhecer o Portal Galena Nutrition, uma ferramenta desenvolvida para a atualização científica qualificada sobre Nutrição Magistral, um novo conceito para potencializar resultados dos pacientes, principalmente no rastreamento metabólico completo, de acordo com a individualidade bioquímica dos diferentes casos clínicos.
A Nutrição Magistral associa ativos que promovem e otimizam as regiões mais afetadas com o envelhecimento celular, saúde dérmica e capilar, ação dos radicais livres e demais mudanças estéticas que incomodam a maioria das pessoas.
Jasmine
A Jasmine apresentou os seus recentes lançamentos, a linha de produtos integrais sem glúten com aveia em flocos, cookies integrais e pães.
Aveias sem glúten em flocos finos e grossos: a aveia é um grão naturalmente sem glúten, por isso, é feita uma produção cuidadosa dos flocos de aveia Jasmine para que não haja contaminação durante o processo.
Gran Cookies Integrais: elaborados com ingredientes nobres e de qualidade nutricional reconhecida. Combinações saborosas de cereais sem glúten, frutas e castanhas ricas em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Disponíveis nos sabores: Gran Cookies Cacau, Chia, Quinoa e Linhaça; e Gran Cookies Açaí e Chia;
Pães sem glúten: elaborados com combinações de cereais como arroz, milho e quinoa. São ideais para a preparação de sanduíches, torradas e canapés não contém glúten, são macios, saborosos e já vêm prontos para o consumo. Os pães Jasmine são embalados em atmosfera protetora, que garante uma validade de 5 meses.
Sanavita
A Sanavita trouxe para o 8º Gluten Free Brasil, o seu lançamento, o achocolatado premium livre de açúcar, adoçantes e com apenas 17kcal. O produto é composto de 50% de cacau belga combinado com alfarroba, planta de origem mediterrânea rica em fibras e nutrientes.
A novidadeintegra a linha livre da marca. O novo produto não contém maltodextrina, açúcar, adoçantes, glúten, lactose ou qualquer aditivo químicoe é ideal para o consumo de diabéticos, intolerantes à lactose ou por pessoas que optam por um estilo de vida mais saudável.
É rico em vitamina D e cálcio, importantes para a saúde dos ossos, o Achocolatado Premium Sanavita não tem contraindicação e pode ser consumido, inclusive, por crianças e idosos.
Vitafor
Vitafor apresentou com exclusividade o Isocrisp Vegan no 8º Gluten Free Brasil. Com o novo crisp mastigável, a marca traz para o mercado uma nova maneira de consumir proteína vegan.
A novidade é um alimento proteico à base de proteína de ervilha e rico em fibra de beterraba, indicado para ser consumido com cereais matinais, saladas de frutas, entre outras preparações. É uma excelente opção de fonte proteica e oferece melhor digestão e aporte nutricional. Estudo recente e experimental demonstrou resultados positivos no ganho de força e hipertrofia muscular com a suplementação de proteína de ervilha.
A fibra de beterraba, também presente no Isocrisp Vegan, traz diversos benefícios à saúde, como a manutenção da saúde intestinal, favorecendo o equilíbrio da microbiota intestinal. Também promove saciedade, fortalece o sistema imunológico e auxilia na absorção de nutrientes.
O crisp mastigável é indicado para pessoas vegetarianas e veganas e, por se tratar de um produto hipoalergênico, pode ser consumido por intolerantes à lactose e à proteína do glúten ou celíacos. Com sabor neutro, pode ser utilizado para enriquecer qualquer preparação doce ou salgada, seja no pré e pós-treino ou nos lanches intermediários durante o dia.