Blog

HomeSaúde e NutriçãoTendências de frutos brasileiros como alternativa para suplementos que combatem infecções respiratórias

Tendências de frutos brasileiros como alternativa para suplementos que combatem infecções respiratórias

Novos ingredientes têm ganhando espaço na composição de produtos no mercado, seja de alimentos, ou de suplementos. Atualmente, é possível encontrar as riquezas naturais do Brasil em diferentes rótulos, como por exemplo o fruto camu-camu e o caraguatá.

Caraguatá, gravatá ou banana do mato são alguns dos nomes populares da Bromelia antiacantha, espécie nativa da Mata Atlântica pertencente à família das Bromeliaceae. O seu fruto é pequeno e apresenta coloração com variação do amarelo para o laranja, sendo utilizada tradicionalmente pelas comunidades locais para diferentes fins, com propriedades medicinais, alimentícias, ornamentais e industriais.

Destaca-se em sua composição nutricional carboidratos do tipo monossacarídeos e lipídeos, principalmente ácidos palmítico, linoleico e oleico. O fruto apresenta propriedades antioxidante, cicatrizantes, anti-inflamatória, anti-helmíntica, expectorante e ainda, potencialmente pode auxiliar na redução dos cálculos renais e no combate a infecções respiratórias.

Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas, 2021.

Faça um Comentário